A Opção Brasil é uma organização social fundada em 2001 e inspirada em uma experiência latino-americana iniciada na Colômbia e expandida para a região pela Red Opción Latinoamérica, atuando com gestão social; protagonismo juvenil e universitário; educação, cultura e diversidade; para a formação de redes de cidadania pela integração cultural e acadêmica ao desenvolvimento sustentável da região.

Nossa história

A partir de 1995, com o apoio inicial da OEA – Organização dos Estados Americanos, essa proposta foi levada a outros países de nosso continente, originando a Red Opcion Latinoamérica, com o objetivo de promover a participação social, autônoma e empreendedora da juventude universitária na América Latina, a partir inicialmente, do estímulo às práticas extensionistas das universidades na região.

Instituída no ano 2001, e desde então, a Opção Brasil vem atuando em rede e em diversas linhas como: educação, cultura, educação indigenista e culturas tradicionais, empregabilidade jovem, integração, mobilidade estudantil e intercâmbios, pela participação do indivíduo na sociedade, orientada aos interesses coletivos, éticos e justos.

Esta história no Brasil começou pelos anos 2000, quando estudantes atuantes no movimento estudantil no período iniciam um diálogo amplo sobre como continuar contribuindo com a sociedade após o período universitário e como contribuir para que as universidades tenham uma participação mais efetiva nas demandas reais das comunidades.

A Opção Brasil foi então conseqüência de um desejo de construir um espaço de participação da juventude no país, que veio ao encontro de uma experiência de êxito e agregadora, em exercício na América Latina.

Rede Opción Latinoamérica

Opción Lationamérica é uma rede de gestão social que trabalha para o fomento da participação, inclusão e desenvolvimento da juventude e da sociedade latino-americana através da aproximação da vida universitária com seu entorno, estimulando uma postura protagonista e empreendedora dos participantes, com vistas na construção de uma região integrada.

 Missão

A Opção Brasil tem como missão contribuir com o desenvolvimento justo, participativo e sustentável da sociedade, configurando-se como um espaço de participação, aprendizagem, integração e oportunidade para a prática da cidadania ativa e voluntária dos jovens frente aos desafios de seu tempo.

Promover o protagonismo e empreendedorismo da juventude no Brasil e América Latina, por meio da realização de programas culturais, educativos, de voluntariado, educação, intercâmbios e mobilidade estudantil, indígenas e integracionistas, para o desenvolvimento da região.

 Visão

Entendemos a juventude como a fase de maior potencial na vida para orientar-se a uma postura mais protagonista e empreendedora frente aos desafios da sociedade e cultura a qual esteja inserido.

Entendemos o jovem como o ator principal e fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, que configuram a ação, a livre opção e a responsabilidade do indivíduo perante os interesses coletivos.

Buscamos posicionar a Opção Brasil, como referência na América Latina no desenvolvimento de programas de voluntariado, educativos, culturais, de intercâmbio e mobilidade estudantil, com o intuito de fomentar as relações políticas, sociais, culturais e econômicas na juventude e empreendedores da região.

 Estratégias

Participar os opcionistas na raiz de todas as atividades desenvolvidas, na decisão autônoma de sua participação: planejando, executando e avaliando conjuntamente cada atividade que participa para a apropriação coletiva dos resultados.

Oferecer programas de voluntariado, de capacitação, educativos e culturais para jovens brasileiros e latino-americanos, nas mais diversas modalidades.

Oferecer programas de intercâmbios personalizados e ações de estímulo a mobilidade estudantil na região.

Consolidar ações que favoreçam a geração de processos culturais, de fomento às questões indigenistas, geração de trabalho e renda e empoderamento social e político às comunidades indígenas em áreas urbanas.

 Princípios

Compreender o jovem como o principal ator de transformação da sociedade;

Cordialidade, amizade e confiança;

Envolvimento pró-ativo e responsável com o ambiente que nos cerca;

Trabalhar a partir da cooperação em rede com a participação de atores sociais individuais, coletivos, públicos e privados, nacionais e internacionais.

Sempre abertos a ações e projetos que a sociedade nos demande, desde que esteja de acordo com nossa visão, missão, estratégias e princípios.