Compreende ações de voluntariado, programas e projetos de participação e liderança, com foco no protagonismo social, político e empreendedor da juventude e programas educativos para a formação ética e cidadã dos participantes. Promove a criação de espaços de participação e representação estudantil e universitária.

Voluntariado opcionista

O voluntariado opcionista é a atividade aberta de participação nos programas e projetos realizados pela Opção Brasil conforme suas distintas linhas de atuação. Ao se cadastrar, passará a fazer parte da rede de opcionistas colaboradores e periodicamente será informado do calendário e demandas de cada atividade, cabendo ao participante escolher em que, quando, quanto e como participar. Todos voluntários participam de uma atividade sócio-educativa de formação opcionista, firmam contrato de prestação de serviço voluntário de acordo com a atividade realizada e período de participação e recebem os certificados de participação após a experiência, com referência às horas relativas ao período de práticas colaborativas. Clique aqui para se inscrever: http://bit.ly/2DX2JWU

Formação opcionista

A formação opcionista consiste em uma atividade periódica de capacitação de voluntários e pessoas participantes dos programas culturais e de intercâmbio quando realizados pela organização, as capacitações podem ocorrer na sede da organização ou locais requisitados como universidades, escolas e demais espaços privados ou comunitários. A atividade possibilita ao participante uma experiência sócio-educativa que aborda conteúdos sobre gestão social e de projetos, protagonismo juvenil e participação cidadã, empreendedorismo social, economia solidária e criativa. O programa é dividido por módulos e carga horária de acordo com a característica da atividade e período de participação do opcionista nos diferentes programas e projetos da organização.

GOBs – Grupos Opção Brasil (Universidades)

Os Grupos Opção Brasil podem ser formados por estudantes e professores universitários para contribuir com as universidades no desenvolvimento de atividades e ações vinculadas à extensão universitária e serviços comunitários de contribuição acadêmica. A partir da formação do GOB em sua universidade a Opção Brasil organiza com os participantes a transferência de tecnologia social opcionista para a capacitação e orientação aos participantes para a elaboração e gestão de projetos. As atividades desenvolvidas podem se configurar em fóruns, seminários, encontros ou projetos de impacto social auto-sustentáveis. Os GOBs também participam como multiplicadores das ações opcionistas e formação de grupos por área de conhecimento para práticas e missões de mobilidade acadêmica internacional e integração regional Latino-americana.

Projetos incorporados

A Opção Brasil também acolhe iniciativas e ideias empreendedoras de negócios de impacto social, economia solidária e criativa oferecendo o instrumento jurídico da organização e especialização técnica para a viabilização das propostas em projetos autossustentáveis. Na ocasião, sua iniciativa pode ser incorporada e aos projetos realizados pela organização e viabilizada de modo cooperado.