Opcionistas

Opcionista é como nos referimos às pessoas que de alguma maneira contribuem com a Opção Brasil e demais Opções Nacionais que compõem a Red Opción Latinoamérica nos diversos países que atua. São pessoas que dedicam uma parte do seu tempo, competências e habilidades, ao desenvolvimento de ações coletivas na busca do bem comum e da melhoria da sociedade que está inserido.

Compreendemos opcionistas como cidadãos ativos, com liberdade, consciente e manifesta, de seu papel e corresponsabilidade na construção da sociedade com justiça social e de forma autossustentável.

Papel da iniciativa pessoal

A cada momento confirmamos que grandes mudanças sociais também são fruto de mudanças nas pessoas e das pessoas, em suas esferas privadas. Da prática da reciclagem do lixo domiciliar até a participação solidária ou a gestão de um negócio social, são iniciativas pessoais que tem um enorme potencial de intervir positivamente na sociedade e, por decorrência, em nossas vidas.

Uma sociedade que se coopera, mais se respeita e se compreende, assim é também mais forte, madura e sabedora do que é o melhor para os interesses do coletivo. Também, para dignificar a democracia representativa e contribuir para a implementação das políticas mais assertivas, precisamos praticar de maneira livre e consciente, a democracia participativa nos vários espaços possíveis e disponíveis ao exercício de cidadania. Todos os instrumentos estão ao nosso alcance: basta refletir, planejar e agir!

Seja você também um Opcionista.

Um país se constrói por pessoas e é também o resultado imediato das escolhas de cada indivíduo. As escolhas comuns são o que determinam uma cultura e um caminho para o ideal de desenvolvimento. Elas se multiplicam, influenciam o comportamento da sociedade, criam grupos, valores, hábitos, expressões e características próprias.

 Neste contexto, a Opção Brasil se apresenta como um espaço de participação, aprendizado, articulação e ação, orientado a aplicação do melhor de si para o melhor do coletivo em ações objetivas e sustentáveis.

Você pode participar da Opção Brasil por diferentes maneiras:

Como voluntário opcionista contribuindo com os programas, projetos e gestão da organização; criando um GOB (Grupo Opção Brasil) em sua universidade; incorporando seu projeto de impacto social para gestão a partir da Opção Brasil; integrando-se a Red Opción Latinoamérica de instituições e pessoas, ou participando de uma experiência integracionista latino-americana pelo PLIP Latinoamérica – Programas de integração cultural e Intercâmbios.

Conheça mais a Opção Brasil e participe desta iniciativa!

[testimonial_rotator id=99]